Desmistificando o Planejamento Patrimonial e Sucessório

Desmistificando

o Planejamento Patrimonial e Sucessório

Dúvidas como: o que é de fato o Planejamento Patrimonial e Sucessório? Quando vale a pena realizar? Para quem é aplicável? Quais as formas de executá-lo? Quais as vantagens? são muito comuns; esse material tem o objetivo de desmistificar o tema, mostrando a importância e, principalmente os motivos pela qual o tema deve ser enfrentado imediatamente.
Dúvidas como: o que é de fato o Planejamento Patrimonial e Sucessório? Quando vale a pena realizar? Para quem é aplicável? Quais as formas de executá-lo? Quais as vantagens? são muito comuns; esse material tem o objetivo de desmistificar o tema, mostrando a importância e, principalmente os motivos pela qual o tema deve ser enfrentado imediatamente.
Acesse o conteúdo abaixo.
Acesse o conteúdo abaixo.

Simule as vantagens de um Planejamento Patrimonial

e Sucessório para você

ou sua empresa:

Concordo em receber.

Planejamento

Patrimonial


Consiste na análise e elaboração de um plano personalizado de organização e gestão patrimonial da pessoa física ou jurídica, almejando a proteção e preservação dos bens e direitos, e a redução da carga tributária incidente sobre os negócios jurídicos realizados.  



Planejamento

Patrimonial Sucessório


Trata-se do plano de sucessão patrimonial da pessoa física, realizado através de instrumentos jurídicos que permitem que a transferência dos bens, em caso de morte, ocorra de acordo com a vontade do detentor do patrimônio, garantindo a preservação do patrimônio, celeridade na conclusão do inventário, economia tributária e evitando conflitos familiares.

Por que realizar?


Planejamento Patrimonial

01

Proteção Patrimonial:Proteção do patrimônio da empresa, dos sócios ou gestores, de forma lícita, em face dos riscos e adversidades da atividade empresarial.

02

Economia Tributária:A elaboração de planejamento tributário na gestão do patrimônio, resulta na economia tributária incidente nas operações da sociedade ou na transmissão de bens.

Planejamento Patrimonial Sucessório

01

Eliminação do Desgaste Familiar:O plano de sucessão realizado antecipadamente, observa a vontade do detentor do patrimônio e afasta as chances de conflito familiar entre os herdeiros.

02

Proteção Patrimonial:Através de instrumentos jurídicos adequados é possível proteger os bens, garantindo que permaneçam no patrimônio da família ou sejam transferidos de acordo com a vontade do detentor do patrimônio.

03

Redução da Tributação:Neste contexto, a análise tributária almeja planejar a transferência dos bens e direitos que compõem o patrimônio com a menor carga tributária possível.

04

Celeridade do Inventário:A elaboração do plano antecipadamente reduz o tempo e a burocracia na divisão e transferência do patrimônio através do inventário.

Quais são as possíveis estratégias?

Planejamento

Patrimonial


  • Reorganizações societárias; 
  • Criação de Holding Patrimonial, familiar e operacional; 
  • Elaboração de acordo de sócios e acionistas; 
  • Planejamento Tributário; 
  • Investimentos e transferência de valores ao exterior. 

Planejamento

Patrimonial Sucessório


  • PGBL, VGBL, Fundo de Investimento Fechado; 
  • Seguro de Vida; 
  • Doações e Usufruto; 
  • Testamento;
  • Holding Familiar; 
  • Trust, Fundações e Offshore no Exterior.
Qual o investimento?


O investimento para elaboração do planejamento varia de acordo com o patrimônio, da natureza dos serviços e instrumento jurídicos a serem realizados. 

Honorários de Profissionais

Emolumentos

Impostos

Quando realizar?


Constituição de Patrimônio

Sempre que PF ou a PJ for detentora de patrimônio, independente de valor e quantidade, é aconselhável a análise da viabilidade da realização.



Negócio Jurídico

Havendo interesse em realizar negócios jurídicos com os bens ou direitos, seja compra e venda, locação ou transferências a qualquer título ou operações societárias. 



Eventos Não Previstos

Antes da ocorrência de qualquer evento que possa causar riscos ao negócio e/ou ao patrimônio, assim como constituição de dívidas em nome dos sócios, cônjuges ou da sociedade.



Herdeiros Necessários

Havendo interesse por parte do detentor do patrimônio em realizar a divisão do patrimônio em vida, identificando os bens e direitos que deseja que sejam transferidos para cada herdeiro, de acordo com a sua vontade, observando os limites legais. 

Artigos Relacionados
Ver mais artigos

gilli.adv.br

Blumenau, (47) 3209-2200 | São Paulo, (11) 9 8732-0294

Todos os direitos reservados | 2024

gilli.adv.br

Blumenal, (47) 3209-2200 | São Paulo, (11) 9 8732-0294

Todos os direitos reservados | 2023